segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Os erros mais comuns de empreendedores que buscam dinheiro no mercado

Trabalho em fundo de investimentos por tempo suficiente para afirmar que há alguns erros recorrentes quando empreendedores nos procuram em busca de dinheiro. Seguindo essas poucas e simples dicas você facilita o trabalho do analista de crédito e aumenta as suas chances de ser bem sucedido na busca por dinheiro.
Erro #1: Muito “Power Point” e pouco “Excel”
Parece que os empreendedores têm uma ânsia de fazer uma apresentação com um visual bem elaborado. Não se discute aqui a importância de preparar uma apresentação de nível profissional, porém, acreditem: a forma é menos importante do que o conteúdo. Financistas se impressionam com números e quanto dinheiro eles ganharão no final do dia. É importante transmitir a informação de forma agradável, porém, a maior parte do tempo da sua apresentação deverá ser sobre dados sobre o seu setor de atuação, o seu negócio, quais os seus resultados passados, como você projetou o seu fluxo de caixa, quais as premissas utilizadas para a sua modelagem financeira, como o futuro esperado se compara com o passado recente (últimos 3 anos), enfim, gaste o seu tempo com números.

Erro #2: Não projetar um fluxo de caixa
Há muitas informações importantes em um fluxo de caixa projetado. A principal delas é a capacidade de pagamento do tomador, ou seja, se ele conseguirá me pagar ou não. Parece óbvio mas muitas empresas chegam até nós sem ter projetado um fluxo de caixa. Em outras palavras ela está dizendo: “Eu preciso do seu dinheiro mas não sei se vou conseguir te pagar. Espero que sim...”. Se você se antecipar e apresentar uma boa modelagem financeira do seu negócio, causará uma boa impressão (mostra que você está preocupado com seu credor) e economiza grande parte do meu trabalho (facilite o trabalho do seu credor e terá o seu crédito mais rápido e mais barato).

Erro #3: Não projetar cenários pessimistas
Outro erro bastante comum é ignorar que o mundo não é 100% previsível. Quando o empreendedor consegue elaborar uma boa apresentação, com resultados e fluxo de caixa projetado é indispensável que se faça também uma projeção utilizando um cenário de stress, ou seja, com premissas que sejam desfavoráveis ao seu negócio. Se você não fizer este cenário, eu o farei com certeza. Da mesma maneira que elaborar um fluxo de caixa é dizer que você tem condição de pagar o seu credor, fazer um cenário pessimista significa: “Eu me preocupo com o seu dinheiro e posso provar que mesmo se tudo der errado você ainda o terá de volta”.

Erro #4: Não saber o que quer
Por fim, um último erro bastante comum é o empreendedor não saber exatamente que tipo de operação ele quer. Eles chegam, fazem suas apresentações coloridas e dizem que precisam de um determinado volume de dinheiro. As perguntas óbvias que você deve se fazer (e responder) antes de ir para qualquer fundo de investimento são: (i) PARA QUE eu quero esse dinheiro?; (ii) DE QUE FORMA eu quero esse dinheiro (quero vender uma parte da empresa, quero tomar dívida, quero fazer os dois, etc.); (iii) QUANTO eu posso pagar por ele (juros máximo que não torna o plano inviável); (iv) QUANDO eu posso retornar esse dinheiro para o investidor e/ou credor; e (v) quais GARANTIAS eu posso oferecer ao meu credor.
Siga estas dicas e aumente a sua chance de uma boa captação de dinheiro. Lembre-se que o seu credor, provavelmente, estará analisando muitas operações de crédito e quanto melhor você se apresentar, maiores serão as suas chances de obter um financiamento barato e mais adequado para a sua empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário