sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Dê um “follow” no seu inimigo

Somos levados a acreditar que pelo fato de estarmos conectados às redes sociais temos acesso a muito mais informações de fontes muito mais variadas do que teríamos se as mesmas não existissem. Será que isso realmente é verdade? No livro “A Arte da Guerra”, referência de estratégia em muitas áreas, Sun Tzu dizia algo como: fique próximo do seu amigo e mais próximo ainda do seu inimigo. Será que no twitter fazemos isso?
Há alguns dias comecei a seguir no twitter o usuário @ConversaAfiada, que é assinado pelo jornalista Paulo Henrique Amorim. Já presenciei uma palestra dele e gostei bastante, portanto, achei que fosse me interessar pelo que ele escreve em seu twitter e blog. Para a minha surpresa, os comentários do twitter pareciam muito mais um comício eleitoral pró-PT e pró-Lula do que uma opinião isenta sobre política, economia e outros assuntos que eu já vi este jornalista tratar. Não sou a favor deste ou daquele candidato, mas sempre que ouço posições muito radicais (seja de um lado ou de outro) tenho uma tendência a desqualificá-la e, confesso, tenho até um pouco de repulsa por pessoas com opiniões muito radicais. E este me parecia ser o caso. Instultos contra o PSDB e seus líderes e reverência ao PT e, principalmente, ao Lula.
O meu primeiro impulso foi de parar de segui-lo. Simples assim! Apertando o botão “Unfollow” eu deixaria de ouvir esta pessoa que tem idéias tão diferentes das minhas e que eu desqualifico muito mais pela forma com que ele coloca as idéias do que pelo conteúdo das mesmas. Porém, antes de parar de segui-lo, me lembrei de um vídeo que um primo meu me apresentou sobre a nossa míopia na internet atual. E este parecia ser o caso.
Ao delegar para  os usuários a escolha de quem ele vai ouvir e ler, a internet atual acaba limitando a nossa fonte de informação apenas àquelas pessoas que tem uma opinião parecida com a nossa. Ao invés de abrir a nossa cabeça, a internet de hoje concentra nossas fontes de informações naquelas pessoas que menos agregam: as que são a favor das nossas idéias.
Para que eu consiga agregar valor ao mundo, para que tenha idéias novas e revolucionárias, para que eu seja mais criativo, para que eu tenha argumentos mais inteligentes - a partir de hoje resistirei para dar um “Unfollow” nas pessoas que tem idéias diferentes das minhas. Sugiro fazer o mesmo!
Ps. A regra acima não vale para aqueles que só usam o twitter para auto-promoção e colocar fotos pessoais em festas, paisagens, etc. Estes com certeza tem idéias diferentes das minhas mas eu continuo achando um uso imbecil das redes sociais – Unfollow neles!

Veja o vídeo Beware online "filter bubbles" que me inspirou a escrever este artigo (encaminhado por Pedro Giglio):

2 comentários:

  1. Acho que para cada rede social há uma forma de expor suas ideias.O Twitter é objetivo para lançar pensamentos, o facebook é uma fonte de compartilhamento de ideias e perfil do que queremos que as pessoas pensem de nós, e já o orkut varia muito:se é pessoal, comercial,marketing,informativo,deve-se buscar uma linha de direcionamento.www.aryanemoren.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Aryane, concordo contigo. Quem quiser publicar conteúdo tem a sua disposição os mais diversos formatos. Basta saber usá-los, não é mesmo?
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir