segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Faça um favor ao mundo: Reflita sobre a sua carreira!

Recentemente vi uma reportagem que achei bastante interessante e útil para refletirmos sobre a nossa carreira e sobre nossas escolhas profissionais. Trata-se de uma grande empresa que decidiu inovar no seu programa de trainee fazendo uma divulgação do programa diferente do tradicional. A empresa criou um vídeo onde eram descritos os valores da empresa e o que se esperava do profissional que fizesse carreira na mesma. O fato curioso é que em nenhum momento foi dito o nome da companhia, ou seja, os candidatos deveriam se inscrever com base apenas nas descrições apresentadas no vídeo sem saber quem era o contratante.
A empresa em questão é a Natura e o resultado desta ação foram 27.000 inscritos a menos em relação aos anos em que a divulgação trazia o nome da companhia. Achei interessante este resultado para refletirmos sobre como os profissionais escolhem o lugar para trabalhar.
Para mim, este dado é bastante significativo. Ele prova que muitas pessoas estão em busca de um rótulo e não de um conteúdo. Os jovens quando vão ao mercado de trabalho buscam estar em “empresas grandes”, “multinacionais”, “líderes de mercado” e outras classificações que trazem implicitamente alguns conceitos como: dinheiro, crescimento profissional garantido, segurança, bom pacote de benefícios, reconhecimento da sociedade, entre outros. Essas pessoas pouco se preocupam com os valores de onde estão mandando seus currículos. Elas querem a satisfação de seus desejos imediatos e, por isso, acreditam que estão fazendo a melhor escolha. Não percebem que, na verdade, o que refletirá em todos esses conceitos não é o fato de você delegar a sua carreira para uma grande corporação, mas sim estar inserido em um local que possa desenvolver as suas capacidades pessoais. A nossa motivação profissional não segue um fluxo de fora (organização) para dentro (pessoas) mas justamente o contrário. São pessoas com motivação que constroem grandes empresas.
Quando a Natura decide excluir o seu nome da campanha, ela está dizendo ao mercado que para ela não interessa candidatos que estão a procura de um rótulo.  Ela quer funcionários que estejam de fato sensibilizados pelo objetivo da companhia e, principalmente, alinhados com os seus valores. Mais do que isso, a empresa também não limita os candidatos por região geográfica ou pelo tipo de faculdade que cursou. A preocupação da companhia é com os valores do candidato e, posteriormente com a sua formação técnica. Cada vez mais empresas percebem que o foco na pessoa é muito mais eficiente do que a busca cega por uma ou outra característica técnica no candidato. Isso fica bastante claro em uma recente declaração feita ao Valor Economico de 27 de Maio de 2011 pela gerente da Cia de Talentos, consultoria de recursos humanos, Denise Asnis: "Acreditamos que é mais fácil formar aspectos técnicos do que valores. Dar um curso de informática ou de planejamento estratégico é muito mais simples e barato do que tentar inocular uma cultura".
A reflexão que eu desejo fazer é se nas nossas vidas nós não estamos trabalhando apenas para um rótulo ou por uma imagem externa. Será que nos fazemos as perguntas certas na hora de escolher onde iremos trabalhar. Posso pensar em algumas dessas perguntas:
1.       Quais são os valores do lugar que eu trabalho? Eles estão alinhados aos meus?
2.       Que tipo de trabalho eu estou desenvolvendo? Eu quero e gosto de desenvolvê-lo?
3.       Quem são as pessoas que trabalham comigo? Elas tem os mesmos valores que eu?
4.       Qual é o objetivo a longo prazo da minha empresa? São alinhados com os meus (inclusive, em relação ao prazo)?
Estar no lugar certo não é estar em uma empresa com um nome forte no mercado ou que seja facilmente reconhecida pela sociedade. Estar no lugar certo é trabalhar em uma empresa ou em um projeto em que você acredite e se sinta bem. Seremos mais felizes e muito mais produtivos se conseguirmos responder as perguntas acima e alinharmos os nossos valores com os valores do nosso trabalho. Seja justo com você e com o mundo ao seu redor sendo mais feliz e mais produtivo. Reflita e tenha a coragem de agir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário